Siga a ERI-MT no Instagram

"Elos Digitais: Inteligência Artificial, Práticas Híbridas e Ecossistema Tecnológico"

Horas
Minutos
28, 29 e 30 Nov/2023

Para o início do evento

Submissão de Trabalhos

A XI Escola Regional de Informática de Mato Grosso (ERI-MT 2023) convida cordialmente pesquisadores(as), tanto docentes, técnico-administrativos e quanto discentes, de todas as modalidades e etapas de ensino, bem como profissionais da indústria, a participarem de nossa chamada para a submissão de seus trabalhos. Esta chamada é destinada não somente aos(às) autores(as) do Estado de Mato Grosso, mas também aos(às) autores(as) de outras localidades que realizam pesquisa em Mato Grosso ou que desejam contribuir para o desenvolvimento da pesquisa do estado.

A ERI-MT 2023 tem como tema “Elos Digitais: Inteligência Artificial, Práticas Híbridas e Ecossistema Tecnológico”, pretende abordar evolução e o impacto contínuo da IA, das práticas híbridas e do ecossistema tecnológico no cenário atual, destacando como elas têm impulsionado a transformação de diversas indústrias e campos de pesquisa, bem como da sociedade como um todo.

Embora a ERI-MT seja um evento na área de computação, também encorajamos pesquisadores(as) de áreas afins e de outras áreas de conhecimento que estejam realizando investigações relacionadas aos tópicos de interesse ou à temática do evento a considerarem a submissão de seus trabalhos.

Datas importantes

Submissão dos trabalhos: início em 24 de julho

                                     Data original: 31 de agosto de 2023;

                                     Primeira prorrogação de prazo de fim das submissões: 11 de setembro de 2023;

                                     Última prorrogação de prazo de fim das submissões: 18 de setembro de 2023;

Notificação de aceite dos trabalhos: 16 de outubro de 2023.

Envio da versão final dos trabalhos: 30 de outubro de 2023.

Data de realização ERI-MT (Apresentação dos Trabalhos): 28, 29 e 30 de novembro de 2023.

Tópicos de interesse

Recomenda-se que os trabalhos submetidos estejam relacionados a um ou mais tópicos de interesse e que descrevam, sempre que possível, a sua relação com o tema do evento “Elos Digitais: Inteligência Artificial, Práticas Híbridas e Ecossistema Tecnológico”. Os tópicos de interesse da ERI-MT 2023 incluem, mas não estão limitados a:

  • Agricultura de precisão
  • Aplicações com dispositivos inovadores (ex.: drones, impressoras 3D, Realidade Aumentada, Realidade Virtual)
  • Automação e equipamentos autônomos
  • Ciência de dados
  • Computação em nuvem
  • Controle de processos industriais
  • Cultura maker
  • Desenvolvimento de aplicações móveis
  • Desenvolvimento ágil de software
  • Experiência de usuário e Interação Humano-Computador (IHC)
  • Gerenciamento de energia e eficiência energética
  • Gestão de TI
  • Grupos minoritários na computação e seus atravessamentos (ex.: mulheres, pessoas negras e pretas, povos indígenas, povos quilombolas, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, dentre outros)
  • Inclusão e acessibilidade
  • Computação aplicada a outras áreas do conhecimento (ex.: Educação, Saúde, Agricultura, etc.)
  • Inteligência Artificial (IA)
  • Internet das coisas (IoT)
  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
  • Mineração de dados e análise de aprendizagem
  • Processamento de sinais
  • Redes de computadores
  • Robótica
  • Segurança da Informação
  • Sistemas de Informação
  • Sistemas embarcados
  • Tecnologias Assistivas
  • Visão computacional e processamento de imagens

Formato de Submissões

Existem duas modalidades de submissão de trabalhos para a ERI-MT 2023: artigos completos e artigos curtos. Os artigos devem ser submetidos exclusivamente em formato digital, em arquivo PDF, por meio do sistema JEMS. É importante ressaltar que as submissões devem estar em língua portuguesa e devem seguir o modelo de formatação estabelecido pela SBC para a publicação de artigos.

Em ambas as modalidades, é necessário garantir o anonimato da autoria dos trabalhos para o processo de revisão. Portanto, o arquivo PDF não deve conter nomes, filiações e outras informações que possam revelar as identidades dos(as) autores(as).

Artigos completos

Os artigos completos têm como objetivo a publicação de trabalhos de natureza técnica, científica ou relatos de experiência que apresentem resultados finais ou parciais relevantes para a área de computação e suas áreas afins. Eles devem ter no mínimo 6 (seis) páginas e no máximo 10 (dez) páginas no formato SBC, incluindo referências, agradecimentos e anexos. Os artigos completos aceitos serão apresentados durante as sessões técnicas orais. Além disso, os artigos selecionados serão identificados com DOI e publicados nos Anais da ERI-MT 2023 disponibilizados na plataforma SBC-OpenLib (SOL).

Artigos curtos

Os artigos curtos têm como objetivo a publicação de trabalhos em desenvolvimento de natureza técnica, científica ou relatos de experiência que apresentem resultados parciais. Eles devem ter no mínimo 3 (três) páginas e no máximo 5 (cinco) páginas no formato SBC, incluindo referências, agradecimentos e anexos. Os artigos curtos aceitos serão apresentados durante sessões expositivas de pôsteres. Além disso, os artigos selecionados serão identificados com DOI e publicados nos Anais da ERI-MT 2023 disponibilizados na plataforma SBC-OpenLib (SOL).

Processo de revisão dos trabalhos submetidos

Todos os trabalhos serão submetidos a uma revisão realizada por, pelo menos, duas pessoas membras do Comitê de Programa. O método adotado para essa revisão é conhecido como revisão por pares às cegas (blind review), no qual os trabalhos são submetidos sem a identificação de autoria, incluindo nomes, filiações e outras informações que possam revelar as identidades dos(as) autores(as).

Após a revisão, os(as) autores(as) receberão informações sobre o status do trabalho (aceito ou rejeitado) e terão acesso às revisões completas realizadas pelo Comitê de Programa. Caso a submissão seja aceita, os(as) autores(as) devem levar em consideração os comentários e sugestões fornecidos pelas revisões para aprimorar e enviar a versão final de seus trabalhos. Para cada trabalho aceito, pelo menos um(a) dos(as) autores(as) deverá realizar a inscrição na ERI-MT 2023 para que o trabalho seja apresentado no evento e publicado nos anais. Além disso, ao enviar a versão final, os(as) autores(as) serão solicitados a preencher, assinar e enviar também o Termo de Autorização da Publicação – SBC por meio do sistema JEMS. Esse documento formaliza a permissão para a publicação de seus trabalhos nos Anais da ERI-MT 2023 na plataforma SBC-OpenLib (SOL).

Políticas para autores

Os autores de trabalhos aprovados na ERI-MT 2023 devem realizar inscrição no evento até o dia 28/10/2023. Será necessário que pelo menos um(a) autor(a) esteja inscrito(a), em sua devida categoria e por meio do pagamento da inscrição no evento, para fins de apresentação e publicação nos Anais.

Autores com mais de um trabalho aprovado na ERI-MT 2023 poderão realizar o pagamento de uma única inscrição, acrescida de uma taxa de publicação, no valor de R$10,00, por artigo adicional. Essa taxa também se aplica aos autores com trabalhos aprovados e inscritos no ERI-MT como associados institucionais.

Organização

Coordenação Geral

Constantino Dias da Cruz Neto (DCOM/IFMT)

Juliana Antunes Fonseca (DCOM/IFMT)

Nelcileno Virgílio de Souza Araújo (IC-UFMT)

Coordenação de Programa (Comitê Científico)

Thais Reggina Kempner (FAENG-UFMT)

Eunice Pereira dos Santos Nunes (IC-UFMT)

Ed Wilson Tavares Ferreira (DCOM/IFMT)

"Os avanços da IA e o Futuro do Profissional de Computação"

O Professor Dr. José Viterbo Filho (UFF) tratará do estado da arte da IA e das suas perspectivas futuras. Como enfoque, abordará as ferramentas que apoiam o desenvolvimento de software.

"Segurança cibernética e IA"

O professor Dr. Luiz Cesar Darienzo abordará os principais desafios e oportunidades para proteger os sistemas de informação e as redes de comunicação na era da inteligência artificial. O palestrante tratará como a IA pode ser usada tanto para melhorar a segurança cibernética quanto para aumentar as ameaças de ataques maliciosos. Ele também apresentará algumas recomendações e boas práticas para prevenir e mitigar os riscos de segurança cibernética relacionados à IA.

"Perspectivas da IA para pesquisa e educação"

O painel “Perspectivas da IA para pesquisa e educação” conterá duas apresentações abordando o tema, conduzidas pela Dra. Juliana Fonseca Antunes e pelo Dr. Thiago Meirelles Ventura. Na parte da pesquisa, Juliana Antunes falará sobre experiências inspiradoras de universidade no exterior, onde a IA e a Robótica estão redefinindo a pesquisa e educação, promovendo colaborações entre estudantes de graduação e pós-graduação, acelerando descobertas científicas e transformando o cenário da pesquisa e inovação. Já na parte da educação, Thiago Ventura abordará o potencial da IA no auxílio da aprendizagem do aluno, ao mesmo tempo que comenta sobre os seus principais desafios e a importância da ética na criação e utilização de aplicações com inteligência artificial. Saiba como essas práticas moldam o futuro da aprendizagem interdisciplinar e pesquisa.