Siga a ERI-MT no Instagram

"Elos Digitais: Inteligência Artificial, Práticas Híbridas e Ecossistema Tecnológico"

Minutos
28, 29 e 30 Nov/2023

Para o início do evento

Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento que consiste de uma competição entre times de programadores, que devem solucionar problemas computacionais com diferentes níveis de dificuldades. Cada time é composto por até 3 integrantes de uma mesma Instituição. Vence a competição aquele time que solucionar o maior número de problemas e no menor intervalo de tempo.

Esta é uma maratona para todos os níveis. Alunos iniciantes e experientes são convidados a participar. Qualquer competidor que tenha feito as matérias iniciais de programação de seu curso conseguirá resolver problemas e se divertir.

Como benefícios para os participantes, temos:

• Networking: O estudante tem a oportunidade de encontrar e criar uma rede de contatos com colegas de outras universidades.
  • Carreira: Um bom desempenho na maratona pode ser um diferencial no currículo.
  • Desenvolvimento de habilidades: Oportunidade de desenvolver novas habilidades relacionadas a programação, como técnicas e métodos de resolução de problemas complexos.
  • Diversão: Todos que participam se divertem =)

Formato da competição

O evento é composto por dois momentos, ambos realizados no mesmo período. Primeiramente, será feito um aquecimento, para que os times participantes possam conhecer e testar o ambiente computacional. Em seguida, será a competição, no qual haverá vários problemas a serem resolvidos. Ao final da competição será realizada uma cerimônia para revelar os vencedores.

A plataforma Beecrowd será utilizada para a competição. As soluções para os problemas deverão ser apresentadas nas linguagens de programação C, C++, Python, Java ou Kotlin.

O uso de internet não é permitido durante a competição. Também não são permitidos celulares, pendrive ou qualquer outro dispositivo digital. Contudo, referências físicas como livros ou códigos impressos podem ser utilizadas.

Idealmente, a maratona é realizada em times de 3 pessoas. Entretanto, não estaremos restringindo participações em dupla ou individualmente.

A inscrição na Maratona de Programação é realizada em dois passos:

1. Cada participante deve estar inscrito no ERI-MT 2023.
  2. Um membro do time deve preencher o formulário https://forms.gle/YM2sWT8JffVttpJu5 informando os integrantes e um nome para o time.

Os dois passos devem ser feitos até 28/11/2023.

As vagas são limitadas. Prioritariamente, será reservada 1 vaga para cada Instituição. Para as vagas restantes, será respeitada a ordem das inscrições.

Organização da Maratona de Programação

Thiago Meirelles Ventura – IC/UFMT

Eduardo Theodoro Bogue – IC/UFMT

Nielsen Cassiano Simões – IC/UFMT

César Eduardo Guarienti – IC/UFMT

Boa sorte e boa competição!

"Os avanços da IA e o Futuro do Profissional de Computação"

O Professor Dr. José Viterbo Filho (UFF) tratará do estado da arte da IA e das suas perspectivas futuras. Como enfoque, abordará as ferramentas que apoiam o desenvolvimento de software.

"Segurança cibernética e IA"

O professor Dr. Luiz Cesar Darienzo abordará os principais desafios e oportunidades para proteger os sistemas de informação e as redes de comunicação na era da inteligência artificial. O palestrante tratará como a IA pode ser usada tanto para melhorar a segurança cibernética quanto para aumentar as ameaças de ataques maliciosos. Ele também apresentará algumas recomendações e boas práticas para prevenir e mitigar os riscos de segurança cibernética relacionados à IA.

"Perspectivas da IA para pesquisa e educação"

O painel “Perspectivas da IA para pesquisa e educação” conterá duas apresentações abordando o tema, conduzidas pela Dra. Juliana Fonseca Antunes e pelo Dr. Thiago Meirelles Ventura. Na parte da pesquisa, Juliana Antunes falará sobre experiências inspiradoras de universidade no exterior, onde a IA e a Robótica estão redefinindo a pesquisa e educação, promovendo colaborações entre estudantes de graduação e pós-graduação, acelerando descobertas científicas e transformando o cenário da pesquisa e inovação. Já na parte da educação, Thiago Ventura abordará o potencial da IA no auxílio da aprendizagem do aluno, ao mesmo tempo que comenta sobre os seus principais desafios e a importância da ética na criação e utilização de aplicações com inteligência artificial. Saiba como essas práticas moldam o futuro da aprendizagem interdisciplinar e pesquisa.