Siga a ERI-MT no Instagram

"Elos Digitais: Inteligência Artificial, Práticas Híbridas e Ecossistema Tecnológico"

Horas
Minutos
28, 29 e 30 Nov/2023

Para o início do evento

Galeria de Fotos

Confira os detalhes de como foi o evento.

Dia 28

Confira os detalhes das atividades realizadas no primeiro dia do evento.
EM BREVE

Dia 29

Confira os detalhes das atividades realizadas no segundo dia do evento.
EM BREVE

Dia 30

Confira os detalhes das atividades realizadas no último dia do evento.
EM BREVE

"Os avanços da IA e o Futuro do Profissional de Computação"

O Professor Dr. José Viterbo Filho (UFF) tratará do estado da arte da IA e das suas perspectivas futuras. Como enfoque, abordará as ferramentas que apoiam o desenvolvimento de software.

"Segurança cibernética e IA"

O professor Dr. Luiz Cesar Darienzo abordará os principais desafios e oportunidades para proteger os sistemas de informação e as redes de comunicação na era da inteligência artificial. O palestrante tratará como a IA pode ser usada tanto para melhorar a segurança cibernética quanto para aumentar as ameaças de ataques maliciosos. Ele também apresentará algumas recomendações e boas práticas para prevenir e mitigar os riscos de segurança cibernética relacionados à IA.

"Perspectivas da IA para pesquisa e educação"

O painel “Perspectivas da IA para pesquisa e educação” conterá duas apresentações abordando o tema, conduzidas pela Dra. Juliana Fonseca Antunes e pelo Dr. Thiago Meirelles Ventura. Na parte da pesquisa, Juliana Antunes falará sobre experiências inspiradoras de universidade no exterior, onde a IA e a Robótica estão redefinindo a pesquisa e educação, promovendo colaborações entre estudantes de graduação e pós-graduação, acelerando descobertas científicas e transformando o cenário da pesquisa e inovação. Já na parte da educação, Thiago Ventura abordará o potencial da IA no auxílio da aprendizagem do aluno, ao mesmo tempo que comenta sobre os seus principais desafios e a importância da ética na criação e utilização de aplicações com inteligência artificial. Saiba como essas práticas moldam o futuro da aprendizagem interdisciplinar e pesquisa.